Instituto Pensar - Oposição derrota Aras em eleição para o Conselho Superior do MPF

Oposição derrota Aras em eleição para o Conselho Superior do MPF

por: Eduardo Pinheiro 


A esmagadora derrota dos candidatos apoiados pelo procurador-geral da República expressa uma insatisfação interna da categoria

Foto: Isac Nóbrega/PR

O procurador-geral da República, Augusto Aras, sofreu derrota esmagadora em eleição interna realizada nessa terça-feira (23) para duas cadeiras do conselho superior do Ministério Público Federal (MPF), órgão máximo de deliberação de assuntos da Procuradoria-Geral da República (PGR) e do MPF.

Os subprocuradores-gerais da República Mario Bonsaglia e Nicolao Dino, foram eleitos com 645 e 608 votos, respectivamente, contra os subprocuradores-gerais apoiados por Aras, Carlos Frederico Santos e Maria Iraneide Facchini, que tiveram 190 e 121 votos.

Bonsaglia havia sido o primeiro colocado na lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) enviada, no ano passado, para o presidente Jair Bolsonaro se basear na escolha do novo PGR, mas o presidente rompeu o padrão de respeito a lista e escolheu Aras. 

Leia também: Aras diz que invasão de competências entre Poderes justificaria intervenção das Forças Armadas

Freada na gestão imparcial

Na avaliação de membros da PGR, o resultada expressa a insatisfação dos procuradores com a gestão de Aras. No mês passado, a categoria chegou a fazer um abaixo-assinado contra a gestão que teve a assinatura de ao menos 590 procuradores.

Na prática, o conselho consegue frear iniciativas do procurador-geral que afetem a gestão do órgão, mas não tem interferência sobre investigações em andamento.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: